A Inteligência Artificial Registrada Em Filme

23.2.16
Mahoy, minha gente! Hoje vim trazer a primeira resenha de filme do blog (Yeah!), sobre um filme que assisti uns dias atrás (tipo ante ontem). Achei muito legal, e tinha mesmo que compartilhar com vocês. Pelo que vocês podem ver pelo título super explicativo do post (resolvi não colocar o modelo mais que padronizado "Nome da Obra - Resenha", porque... é chato :/ ), é um filme de Ficção Científica - mais um dos que eu penso "Vamos assistir isso?" e acabo amando, tipo Star Wars -, chamado (pam pam pam) Ex_Machina: Instinto Artificial.
Chega de blá blá blá e vamo-nos ao filme...

Título: Ex_Machina: Instinto Artificial
Gênero: Ficção Científica
Diretor: Alex Garland
Ano: 2015
Caleb (Domhnall Gleeson), um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac), o brilhante e recluso presidente da companhia. Após sua chegada, Claeb percebe que foi escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava (Alicia Vikander), uma robô com inteligência artificial. Mas essa criatura se apresenta sofisticada e sedutora de uma forma que ninguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais em quem confiar.


O filme conta a história de Caleb, um garoto que ganha um sorteio para ficar uma semana com seu chefe supremo maioral, Nathan. Mas, quando Caleb encontra Nathan (em sua ilha de isolação super tecnológica de dar inveja), descobre que foi chamado para fazer um teste de Turing, ou seja, testar um robô com inteligência artificial para saber se ele tem mesmo inteligência ou se só está simulando.
Bem, talvez eu devesse chamar esse robô de ela.
Ava, o protótipo de IA, começa a ser examinada por Caleb, e não passarei daqui, se não, estarei dando spoilers realmente significativos.

Eu achei o filme muito interessante, e com certeza superou minhas expectativas. Cheio de reviravoltas, ele te faz amar alguns personagens e odiar outros completamente, e, no final, todas as suas deduções são despedaçadas (menos as do meu pai, parecia que ele já tinha assistido isso. Pode isso?), fazendo suas opiniões mudarem completamente sobre os personagens.

Uma coisa que eu gostei bastante é o fato de o filme ter sido gravado, basicamente, com quatro atores, que consistem na Ava, Caleb, Nathan e Kyoko, a empregada de Nathan. Claro, há outros atores, mas acho que só na cena de início, quando ele está no escritório, e no fim... que não posso contar :P, além do piloto de Helicóptero que leva o Caleb pra casa do Nathan.

Acho que é só isso que tenho a dizer sobre o filme, rsrs. Ele pode parecer bem bobo (opinião da minha mãe), mas é incrivelmente interessante e reflexivo, e uma das coisas mais legais é que ele mostra a verdade sobre a IA ~não falo mais nada pra não dar Spoiler, hihihi~.

CLASSIFICAÇÃO



Beemm, depois desse post depois de um milênio sumida (tenho motivos!), já me vou de novo.
Bjks e por esse post é só, darlings!


 
Developed by Michelly Melo. Edited by Sara M.